Este ano o Congresso IBGC chega a sua 20ª. edição e abordará o tema Fator Humano na governança corporativa: impactos da era digital!
Credenciamento
Café da manhã Oferecimento KPMG - Gestão de Pessoas na Era Digital
Café da manhã será servido às 07:45
Charles Krieck - Presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul
Abertura do 20º Congresso IBGC
Henrique Luz - Presidente do Conselho de Administração IBGC
Ética, governança e sociedade
Aron Zylberman – Membro do Conselho de Administração do IBGC (Moderador)
Lélio Lauretti - Fundador e instrutor do IBGC
Fator humano como agente de transformação
Aron Zylberman – Membro do Conselho de Administração do IBGC (Moderador)
Tania Almeida - Fundadora do MEDIARE
Coffee break
5 in 5 - 5 tecnologias que impactarão os próximos 5 anos
Henrique von Atzingen - Diretor do IBM Research-ThinkLAB
Era digital: quem é o novo usuário e impactos nas relações e na sociedade
Fernando Fernandez - CEO da Unilever Brasil
Fiamma Zarife - Managing Director at Twitter Brazil
João Paulo Brotto Ferreira - CEO da Natura
Leonardo Wengrover - Membro do Conselho de Administração do IBGC (Moderador)
Almoço
Governança Corporativa como fator crítico do aprimoramento do mercado de capitais
Leila Loria - Membro do Conselho de Administração do IBGC (Moderadora)
Marcelo Barbosa - Presidente da CVM
Transformações e cultura de longo prazo no mercado de capitais
Felipe Paiva - Diretor de Relacionamento com Clientes Brasil da B3 (Moderador)
Geraldo Luciano - Vice-presidente na M. Dias Branco
Guilherme Affonso Ferreira - Teorema Capital
Peter Taylor - Aberdeen Asset Management
Coffee break
Empresas familiares: impacto das emoções no processo decisório
Heloisa Bedicks – Diretora Geral IBGC (Moderadora)
Jorge Nishimura - Chairman da Jacto
Comunicação, Convivência e Colaboração
Artur Tacla - Consultor e professor
Mara Behlau - Consultora e pesquisadora de comunicação
Vicky Bloch - Membro do Conselho de Administração do IBGC (Moderadora)
Habilidades socioemocionais aplicadas ao Conselho
Olga Colpo - Conselheira da Copel, Banco BMG e Solvi
Raul Calfat - Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos
Vicky Bloch - Membro do conselho de administração do IBGC (Moderadora)
Coquetel oferecimento Bravo GRC
* Programação sujeita a alterações.
Nascida em Bagé (RS), Andréia Lacerda Dutra é formada em Nutrição, pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e conta com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. A escolha de sua formação em Nutrição ocorreu pois nesta área poderia unir a relação com pessoas, saúde e gestão. Durante sua trajetória, Andréia, que iniciou sua carreira como trainee, passou por diferentes áreas e cargos, o que permitiu a ela adquirir um grande conhecimento sobre o segmento de atuação da empresa, que foi fundamental para o desenvolvimento da sua carreira.
Hoje está como Diretora-Presidente da Sodexo On-site Brasil. E em sua posição, Andréia conduz o Comitê Executivo da região. Junto aos demais executivos do Comitê, sustenta as equipes para impulsionar o crescimento sustentável da Sodexo On-site no Brasil. Além disso, Andréia também ocupa a posição de Presidente do Instituto Stop Hunger Brasil – instituição independente sem fins lucrativos que atua dentro do ecossistema da Sodexo, com seus colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores, acionistas e membros da sociedade em geral para a realização de ações e campanhas sociais na luta de combate à fome e má nutrição.
É sócio fundador da Corall Consultoria, onde atua como consultor de transformação organizacional. É co-fundador do Conscious Capitalism Institute no Brasil.
Artur é formado em Psicologia pela PUC de São Paulo. Tem mais de 30 anos de experiência em contextos organizacionais, clínico e educacional. Tem uma especialização em Estresse Traumático e Intervenção e Gerenciamento de Crises (University of South Florida, USA); Organizational and Family Constellations (Infosyon, Europe), Biologia Cultural (Matríztico Institute, Chile). No contexto organizacional atua em inovação em modelos de negócio e organização; transformação cultural e organizacional; desenvolvimento de liderança e coaching; cultura de inovação e aprendizagem em rede.
Foi VP Global de Pessoas e Gestão na BRF, a sétima maior empresa de alimentos do mundo.
Foi Conselheiro na Morena Rosa Group, uma empresa brasileira de moda.
É conselheiro na Future Education, um ecossistema de inovação em aprendizagem e novos modelos de ensino.
É também sócio da Circle Market Access and Investment, um ecossistema de Startups de alta tecnologia para soluções inovadoras na cadeia de negócios, onde também atua como investidor anjo.
É também sócio do10B AgFood Fund da SK.
É professor de Bussiness Innovation no MBA da FIAP e também no Instituto Singularidades na Formação de Professsores.
Na prática clínica introduziu e desenvolveu diferentes abordagens inovativas, como EMDR; TAT; EFT; TFT; BSFF entre outras, para a transformação psicológica.
Engenheiro de Produção pela Poli-USP, Especialização em Áreas de Wealth Management pela Wharton School, Corporate Strategy pela Harvard Business School, Business Strategy pela University of Michigan, Service Marketing pela UC Berkeley, Organizational Development por IESE Business School(Spain) e Strategic Management e TQM pela AOTS (Association for Overseas Scholarship–Japan). Sócio principal da Dextron Management Consulting (boutique especializada em estratégia corporativa, finanças corporativas e governança corporativa em empresas familiares e multinacionais) desde 1992 e da DXCapital Business Advisory (assessoria focada na intermediação de operações de M&A) desde 2007. Anteriormente a Dextron, o Sr. Ienaga foi Sócio e Diretor de Consultorias Estratégicas Internacionais (Arthur D. Little, Ernst & Young, KepnerTregoe), de Holding de Investimentos, de Empresas Nacionais e Internacionais (ex.: Grupo Villares, ABB). Associado ao IBGC desde 2005, membro do Comitê de Estratégia desde 2011, ele já atuou e/ou atua como conselheiro de empresas nos setores de varejo, implementos agrícolas, produtos químicos, produtos de consumo, produtos e serviços em saúde, alta tecnologia e start ups. Mais recentemente, o Sr. Ienaga tem atuado como investidor e mentor de startups nas áreas de saúde, educação e agribusiness.
Com mais de 20 anos de experiência nos setores de telecomunicações, finanças, petrolífero e tecnologia, Fiamma Zarife (@fzarife) tornou-se diretora-geral do Twitter Brasil em janeiro de 2017, já tendo desempenhado o papel de diretora de agências na empresa, responsável pelo relacionamento com agências de publicidade. Antes de ingressar no Twitter, atuou como VP de conteúdo e serviços da Samsung na América Latina, onde foi responsável, entre outras atribuições, pelo desenvolvimento de parcerias com produtores de conteúdo locais e regionais e pelo Samsung Ocean, um centro de capacitação tecnológica voltado a empreendedores. Também teve passagens por Claro, Oi, Telecom Italia, ATL, Banco Boavista e Petrobras Distribuidora. Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Fiamma tem pós-graduação em Marketing pela PUC-RJ e cursos de especialização na Singularity University e no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
É CEO da GR1D, uma plataforma de inovação que permite às empresas se conectarem com diversas APIs (Application Programming Interface). Também é cofundador da empresa de venture capital Domo Invest, embaixador do SRI International e conselheiro das empresas B3, TOTVS, Hapvida e Banco Carrefour. Foi head de Estratégia e Inovação do Banco Original. Como executivo, trabalhou ainda na Microsoft e no Buscapé. Fundou a empresa de search engine marketing TeRespondo, adquirida em 2005 pelo Yahoo.
Formado em engenharia pela Escola Politécnica da USP, é sócio-fundador da Teorema e tem mais de 30 anos de experiência no mercado de renda variável. Foi diretor-presidente da Bahema. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Arezzo, B3, Bahema, MDias Branco, T4F e Valid.
Membro independente de Conselhos de Administração e Consultivos. Conselheiro de Administração e Fiscal certificado pelo IBGC. Carreira de 43 anos na PwC, sendo 32 como sócio e 24 como vice-presidente. Atuante no IBGC desde 1997, tendo participado das Comissões de Estratégia e de Organização dos Congressos Anuais. Cursou diversos programas executivos em Universidades americanas e canadenses. Recentemente especializou-se em Conflict Mediation, pela Harvard Law School e cursou o Executive Program “Key Converging Technologies”, na Singularity University. Membro e ex-presidente de Conselhos de várias entidades profissionais, sociais e culturais.
Atuou como Presidente do Conselho de Administração do Grupo Jacto por 20 anos.
Durante o seu mandato coordenou a implementação das Melhores Práticas de Governança Corporativa no grupo.
É acionista e permanece ativo como Membro do Conselho Societário e Familiar da Holding Uji.
Além dessas atribuições faz parte do Conselho Curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e preside a Universidade da Família.
Diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), é doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (EUA). Foi Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Santa Catarina, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. É fundadora e Presidente do Conselho do Instituto Comunitário Grande Florianópolis. Atua como consultora de organizações nacionais e internacionais na área de educação e desenvolvimento territorial.
Fonoaudióloga, Consultora em Comunicação Humana para indivíduos e empresas, é também Coach com especialização em executivos, certificada pelo Neuroleadership Group – NLG Brasil, credenciada como Coach ACC pela International Coach Federation – ICF, além de ser especializada em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, com pós-doutoramento na University of California San Francisco, EUA, é professora da disciplina de Relacionamento Interpessoal - Comunicação em Negócios nos programas Certificates no INSPER, São Paulo, assim com o nos programas de educação executiva, nos quais leciona comunicação, liderança e inteligência emocional. É pesquisadora credenciada e orientadora do programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP (Escola Paulista de Medicina). Dirige o CEV, empresa na área de consultoria, treinamento e ensino em comunicação e desenvolvimento humano. Palestrante reconhecida, recebeu mais de 120 prêmios e honrarias.
Marcela é responsável pela área de Cybersecurity & Data Privacy e corresponsável pela prática de Societário e Fusões e Aquisições de TozziniFreire Advogados, concentrando também seu trabalho nos setores de telecomunicações e tecnologia. Presta assessoria nos mais diversos casos de privacidade, incluindo questões multijurisdicionais de violação de dados, transferência de dados e acordos de licença, bem como em joint ventures e reestruturações de empresas. Mestre pela Cornell University, nos EUA, é especializada em Comércio Internacional e Direito Comercial pela University of California, nos EUA, e graduada pela Faculdade de Direito da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Marcelo Barbosa é Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito (LL.M) pela Universidade Columbia, em Nova Iorque, EUA. Foi professor de Direito Comercial - Sociedades Anônimas da UERJ (2000-2001), de Direito Societário no Programa de Educação Continuada da FGV-Rio (2007-2015) e de Casos Concretos de Direito Societário e Mercado de Capitais da FGV-Rio (2016-2018). Foi Presidente do Conselho Curador da Fundação Estudar e membro do Conselho Consultivo do Columbia Global Centers Latin America (Rio de Janeiro) e do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), bem como conselheiro Fiscal da Fundação Lemann. Autor de artigos sobre temas de Direito Societário e de Mercado de Capitais e palestrante em conferências no Brasil e no exterior.
Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos do Banco Mundial – América Latina. Accredited Mediator do CEDR – Centre for Effective Dispute Resolution. Diretora de Mediação do CONIMA. Autora de Caixa de Ferramentas em Mediação e co-organizadora de Mediação de Conflitos para iniciantes, praticantes e docentes.
Membro do conselho de administração e coordenadora do comitê de pessoas. É sócia da Vicky Bloch Associados, empresa focada em Coaching Executivo e consultoria para empresas familiares, além de membro do Comitê de Pessoas do A.C. Camargo Cancer Center. Leciona no programa de Consultoria de Carreira da FIA, no Módulo Liderança e Alto Desempenho no Programa CEO da FGV e dá aula sobre sucessão em empresas familiares no IBGC. Em 43 anos de atuação profissional, ocupou posições gerenciais e de diretoria na área de Recursos Humanos nos segmentos financeiro, de serviços e industrial. Fundou e gerenciou por 18 anos a DBM do Brasil. É formada em Psicologia pela PUC-SP. Fez o “The Columbia Coaching Certification” (External Coach Intensive) na Columbia University e participou do Advanced Management, na Singularity University.
Membro do conselho de administração e do comitê de auditoria e riscos. Associada ao IBGC desde 2002, está em seu segundo mandato. É conselheira certificada IBGC e atua em conselhos de administração e fiscal. Sócia-diretora e fundadora da Consultoria GCA (Governança Corporativa Aplicada) desde 2015. Mestre em Finanças Internacionais pela University of Westminster of London e economista pela UFRGS. Tem cursos de extensão em Global Finance and Development Economies pela London School of Economics. Com cerca de 30 anos de experiência no mercado de capitais, atuou como executiva de relações com investidores de grandes companhias listadas no Brasil e no exterior, como Unibanco, AmBev, Votorantim Papel e Celulose, Coteminas, Grendene, Paranapanema e Taurus.
Vice-presidente do conselho de administração no exercício 2019/20 e membro do comitê de pessoas. Integra a Comissão de Empresas de Controle Familiar do instituto. Atualmente é presidente do conselho de administração da Duas Rodas Industrial. Atua também como conselheira em empresas e entidades. Obteve várias especializações, no Brasil e exterior, inclusive a formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC. Foi superintendente da Duas Rodas Industrial, presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), SCAR e FEMUSC, além de conselheira da International Organization of the Flavor Industry (IOFI). Engenheira Química, é mestre em Engenharia de Alimentos e possui pós graduação em Administração e Economia.
Membro do conselho de administração e do comitê de pessoas. Participa do IBGC desde 2006, onde passou pelas comissões temáticas Sustentabilidade e Governança e Ética, além de ter integrado a comissão que apoia a gestão na confecção do Congresso Anual. É diretor executivo do Instituto Cyrela, professor de Ética Empresarial e Sustentabilidade na FIA Business School e na FIPE. É membro de vários conselhos de administração e consultivos de organizações da sociedade civil. Foi diretor de Engenharia da Companhia Siderúrgica Paulista, secretário municipal em Campinas (SP) e sócio-diretor de várias empresas de médio porte. Formado em Engenharia pela Universidade Mackenzie, tem também MBA pela USP/FIA e programas executivos em Harvard, MIT, Bentley, Northwestern, Cambridge-UK e EM-Lyon.
Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro de 2018.
Em maio de 2015, tornou-se membro independente do Conselho de Administração da Duratex S.A.. Também é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e Membro do Conselho de Administração no Hospital Sírio Libanês, desde agosto de 2015.
De janeiro de 2014 a abril de 2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A.. De dezembro de 2009 a dezembro de 2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A.. De janeiro de 2010 a dezembro de 2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo. Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding.
Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973.
Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com cursos de especialização pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça, presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004.
Linda Yueh is an economist, broadcaster, and writer.
Dr. Yueh is Fellow in Economics at St Edmund Hall, Oxford University and Adjunct Professor of Economics at London Business School. She is Visiting Professor at LSE IDEAS, London School of Economics and Political Science's foreign policy centre, and Associate Fellow (Global Economy and Finance Department & the U.S. and the Americas Programme) at Chatham House. Professor Yueh is Chair of the LSE Economic Diplomacy Commission. She was Visiting Professor of Economics at Peking University.
She is a Non-Executive Director of the following publicly listed companies on the London Stock Exchange: Rentokil Initial, Fidelity China Special Situations PLC, and she is Chair of Baillie Gifford's The Schiehallion Fund. She serves on the Advisory Board of LSE IDEAS and on the Policy Committee of the Centre for Economic Performance (CEP), both at the London School of Economics.
She is a widely published author. Her latest book, The Great Economists: How Their Ideas Can Help Us Today is published by Viking/ Penguin Random House (The Times's Best Business Books of the Year) and What Would the Great Economists Do? How Twelve Brilliant Minds Would Solve Today's Biggest Problems (Newsweek's Best Books of the Year) published by Picador/ Macmillan in the U.S. A Brazilian edition will be published this year.
Membro do conselho de administração e do comitê de auditoria e riscos. É associada ao IBGC desde 2008, além de conselheira de administração e fiscal certificada. Atualmente, é membro independente do conselho de administração e coordenadora do Comitê de Auditoria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanístico do Estado de São Paulo (CDHU) e membro do WomenCorporateDirectors (WCD). Com mais de 40 anos de experiência profissional, foi sócia e executiva em empresas como KPMG, BDO (e empresas Trevisan), Mariaca & Associates, Lee Hecht Harrison, InterSearch, e D’Art Merchandising e Comunicação. É bacharel em Comunicações com especialização em Relações Públicas e licenciatura no mesmo segmento pela Faculdade de Educação e Pedagogia da USP, com PECs em Planejamento Estratégico de Negócios e Terceiro Setor pela FGV-SP e Governança em Gestão de Riscos pela Risk University.
Economista, com cursos de especialização em Mercado de Capitais (FGV) e Administração para Presidentes (Harvard Business School - Boston). Professor convidado da USP - FIA e de vários cursos do IBGC, do qual é sócio-fundador. Autor e coautor de vários livros. Membro da Câmara de Árbitros da Bovespa, do Comitê Superior de Orientação, Nomeação e Ética do IBRI, Conselheiro Honorário da Abrasca, membro dos comitês de ética da ANCORD. Consultor de empresas nas áreas de ética empresarial e de relações com investidores.
Fabian Gil é o Presidente da Dow Brasil & América Latina, sendo responsável por liderar a reputação, a estratégia, o desenvolvimento e o desempenho financeiro da Dow na região.
Como parte de sua atual função, Fabian tem trabalhado para criar um ambiente mais diverso e inclusivo para todos, além de continuamente buscar melhorar a experiência do Cliente e do funcionário.
Antes de assumir o cargo atual em 2016, Fabian atuou em diversas posições tanto na América Latina quanto no exterior nas divisões de Agronegócio e de Embalagens e Plásticos Especiais. Fabian é membro do Conselho de Administração da Dow Chemical Foundation, Vice-Presidente do Conselho Executivo da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) e membro do Conselho de Administração do Grupo + Unidos. Em 2019, ingressou no conselho da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) no Brasil. Ele também é membro da Todas as Cores Alliance e um aliado certificado LGBT.
Bacharel e Mestre tanto em Administração quanto em Filosofia, foi CEO de empresas relevantes de diversos setores (Farmacêutico, Saúde, Educacional e Consultorias) e há pouco mais de cinco (5) anos fundou a Consultoria Filosofia Organizacional, bem como tem atuado como Conselheiro de diversas empresas. Referência em temas como Ética e Estética, Governança Corporativa e Operacional, Modelo de Negócios e Organização, Inovação e Criação, Cultura e Liderança, dentre outros no contexto da Pós-moderinidade (contemporaneidade), sendo atualmente uma das principais referência no Desenvolvimento e Mentoring de CEOs no Brasil.
Membro do conselho de administração e coordenador do comitê de auditora e riscos. É conselheiro de administração independente, com ênfase em infraestrutura e finanças. Atua em empresas de capital fechado e aberto e em entidades ligadas a negócios e sustentabilidade, tanto no Brasil quanto no exterior.
Também é administrador de recursos de terceiros pela CVM. Tem especialização em gestão pela London Business School, em governança pelas Universidades de Chicago/Stanford e IMD e em sustentabilidade pelas Universidades de Cambridge e York. Engenheiro civil, MSc em planejamento energético e DSc em História e Filosofia da ciência, com MBA executivo em Finanças. Foi executivo de finanças e desenvolvimento de negócios em empresas de capital fechado, holdings e em organização do terceiro setor.
Vice-Presidente de Investimentos e Controladoria e Diretor de Relações com Investidores do Grupo M. Dias Branco S.A.. Iniciou suas atividades empresariais no grupo econômico de que é parte a M. Dias Branco em 1995, no cargo de Diretor Financeiro do Banco Equatorial. Em 2000, ingressou na M. Dias Branco, exercendo a função de Assessor da Diretoria, cargo que ocupou até 2003, quando foi nomeado Diretor de Finanças. No período de 1977 a 1995, compôs o quadro Banco do Nordeste do Brasil - BNB, onde, dentre outras, exerceu as funções de Assessor da Presidência, Chefe do Departamento de Mercado de Capitais e Diretor Executivo da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB. Em 1994, foi cedido ao Governo do Estado do Ceará, onde exerceu a função de Diretor Financeiro e de Câmbio do Banco do Estado do Ceará, até 1995. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, em 1985, graduou-se também em Direito, pela UNIFOR, em 1998, e adquiriu o grau de Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD), em 1993. Integra o Conselho de Administração das empresas HAPVIDA, Companhia Industria de Cimento Apodi, Cerâmica Portobello.
É Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, a principal organização de governança corporativa da América do Sul, vice-presidente da GNDI - Global Network of Director Institute e membro do comitê de auditoria da Mapfre. Ela faz parte do conselho da Associação dos Patrocinadores do Painel de Aquisições do Brasil e também do Conselho da Portas Abertas. Heloisa também foi membro do conselho da IGCN - International Corporate Governance Network e de empresas privadas. É bacharel em Economia e Contabilidade e Mestre em Administração de Empresas.
Membro do conselho de administração e coordenador geral do Capítulo Rio Grande do Sul. Também atua como professor do instituto. É sócio fundador da W Advisors Engenharia Financeira, onde assessora clientes nos processos de gestão e preservação do patrimônio. Frequenta conferências nacionais e internacionais sobre gestão do patrimônio familiar nacionais e integra conselhos de entidades sociais. É gestor valores mobiliários pela CVM. Graduado em engenharia civil e especializado em economia e finanças pela PUC-RS e pela Wharton Business School. Anteriormente, foi responsável pelo estabelecimento e desenvolvimento de escritórios de gestão patrimonial de três diferentes bancos internacionais no Sul do Brasil.
É responsável pela área de Mercados na KPMG no Brasil. Possui 25 anos de experiência na profissão, atuou inicialmente em auditoria de demonstrações financeiras de empresas nacionais e internacionais.
Suas principais atividades envolvem a estratégia de desenvolvimento de mercado setorial e regional, programa de contas, e atividades de marketing.
Foi professor das disciplinas de Governança Corporativa e Gerenciamento de Riscos no curso de MBA na FAAP.
Responsável, também, pela criação e operação da Risk University, curso de formação de executivos em GRC (Governance, Risk & Compliance). Atuou como líder em Internal Audit, Risk & Compliance por 12 anos, e por 3 anos como responsável pela Regionalização de Advisory Brasil.
Formado em Administração de Empresas pela FAAP; Faculdade Armando Alvares Penteado e em Ciências Contábeis pela UNIP - Universidade Paulista. Curso de formação executiva – FDC.
KPMG Chairman’s
Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, MBA em Finanças pelo IBMEC, realizou AMP - Advanced Management Program na Columbia University. Iniciou sua carreira no BankBoston de 1996 a 1998. Ingressou na Bovespa em 1998, em 2008 foi nomeado Diretor da Central Depositária da BM&FBOVESPA, em 2012, Diretor de Relacionamento com Corretoras e de Market Data e hoje é o Diretor de Relacionamento com Clientes – Brasil da B3.
Pós-graduado em Gestão Estratégica pela FIA – USP.
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo.
Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH para o Estado de SP.
Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano da América Latina – Serasa Experian.
Diretor de Recursos Humanos – Construções e Comércio Camargo Corrêa.
Diretor Regional de Recursos Humanos – America do Sul e Central – LG Electronics.
Vice-Presidente de Gestão de Pessoas e Conhecimento – TAM Linhas Aéreas.
Vice-Presidente de Efetividade Organizacional – Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals Estados Unidos.
Diretor de Recursos Humanos – Indústria Farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil.
Gerente Geral de Recursos Humanos Tritec Motors.
Gerente de Recursos Humanos Unilever do Brasil.
Conselheiro da ABRH – SP e Vice-Presidente do Conselho para os anos 2010 – 2013.
Colaborador da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade - ANEFAC.
Membro do Grupo G3 de Recursos Humanos e Coordenador em 2001.
Diretor da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa – SP (ADCE).
Vice-presidente do conselho de administração no exercício 2019/20. É uma das idealizadoras do curso sobre compliance e governança do IBGC, onde participa ativamente das atividades. Atualmente ocupa cargos em conselhos de administração e consultivos. Formada em administração pela FGV- SP, tem também MBA no mesmo curso pela UFRJ. Com 36 anos de experiência como executiva e CEO, participou do board de empresas familiares e multinacionais de capital aberto, nos segmentos de varejo, mídia e telecomunicação – entre elas a Telefônica, onde foi diretora executiva, e TVA, onde foi presidente. Além disso, integrou o grupo de estudos de Governança Asiática da Jornada Técnica de 2017.
Claudia Costin é Fundadora e Diretora do CEIPE - Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro.
Foi, até 2018, professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard. Antes disso, Claudia Costin foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e Secretária Municipal de Educação no Rio de Janeiro, de janeiro de 2009 a maio de 2014. Sob sua liderança, a aprendizagem medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais, aumentou 22%. Uma importante iniciativa desenvolvida por sua equipe, voltada às áreas de maior vulnerabilidade dos jovens, o programa Escolas do Amanhã, foi fundamental para diminuir evasão e diminuir os déficits de aprendizagem em escolas em áreas mais violentas da cidade. Também implementou um programa sólido de Educação Infantil, em parceria com a área de Saúde e de Desenvolvimento Social.
Em 2005, Claudia Costin assumiu a vice-presidência da Fundação Victor Civita, organização mantida pelo Grupo Abril e pela Gerdau com o foco na educação pública. Acreditando no poder transformador da Educação, ajudou a criar o movimento da sociedade civil Todos pela Educação, onde também atua como membro do Comitê Técnico.
Suas posições anteriores incluem a de Secretária-Executiva e Ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2000). Também ocupou o cargo de Secretária de Cultura do Estado de São Paulo durante, entre 2003 e 2005, e Presidente da Promon-Intelligens, empresa voltada para e-learning. Trabalhou também como consultora em políticas públicas e modernização do Estado, apoiando diversos países africanos como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Claudia é professora universitária, tendo atuado em distintas instituições de ensino superior como PUC-SP, na Fundação Getulio Vargas, no INSPER e, como professora visitante, na École Nationale d’Administration Publique, no Québec e na Universidade de Harvard.
Ainda em 2018, Claudia Costin integrou a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT – Organização Internacional do Trabalho, uma agência das Nações Unidas.
Marcelo nunca quis saber o que era uma CLT, aprendeu a programar em casa com seu MSX e aos 18 anos de idade abriu o primeiro negócio, uma escola de informática.
A escola não foi para frente, mas o gosto pela tecnologia e a educação foram o embrião da CIATECH, que ele fundou ao lado do sócio Alex Augusto.
Em 21 anos de atividade a empresa se tornou uma software house especializada em projetos em CD-Rom no Brasil, com o crescimento da Internet pivotou o modelo para educação online, e se tornou a líder de educação corporativa a distância.
Em 2010 o então CTO resolve se aprofundar no mundo da administração e se gradua em Finanças pela Universidade Getulio Vargas – SP, assumindo também a posição de CFO.
Investida do fundo Journey I da Astella, e com um bem sucedida venda ao UOL em 2013, Sato ganhou seu primeiro registro como executivo no UOL Educação onde permaneceu até 2017.
A carreira de executivo permitiu Sato se aprofundar em processos de M&A, com 3 aquisições e uma fusão, consolidando a operação da empresa como líder em educação online no Brasil.
Em 2017 se junta ao time Astella como sócio, com foco nas área de originação, governança, tecnologia e finanças.
Formando em Engenharia Ambiental com especialização em Stanford atuou em Planejamento Estratégico de Tecnologia, Relações Institucionais e Inovação Aberta em multinacionais. Mais recentemente fundou a Amoveri Hub, empresa dedicada à inovação aberta. Também atua como conselheiro independente e investidor de empresas e startups. Hoje é membro da coordenação do capítulo Santa Catarina do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e da comissão de inovação do mesmo instituto. E representante de conselhos deliberativos e consultivos como Ascensus group, Pozosul, SENAI/SC, Join.valle, Bolshoi do Brasil, ABCM - Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, entre outros.
João Paulo é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA executivo pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Fez sua carreira de executivo na Unilever, onde trabalhou por 20 anos, ocupando a última posição de Vice-Presidente de Supply Chain.
Juntou-se à Natura em 2009 como Vice-Presidente de Operações e Logística, já esteve à frente das Operações Internacionais e Sustentabilidade. Desde 2013 atuava como Vice-Presidente Comercial, responsável por Vendas, Marketing de Ativação, CRM, Novos Canais e Inovação Comercial na operação do Brasil. Em outubro de 2016, assumiu a presidência da Natura.
Luciana Dias é sócia do L|Dias Advogados e Professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (desde 2008). Membro do Conselho de Administração do BNDES Participações S.A. (desde fevereiro de 2018); do Comitê de Auditoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (desde abril de 2018); do Comitê de Auditoria da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (desde setembro de 2016); e do Comitê de Auditoria da CERC – Serviço de Desenvolvimento de Sistemas para Recebíveis Ltda. (desde outubro de 2017). Foi diretora da Comissão de Valores Mobiliários - CVM (2010 -2015); Superintendente de Desenvolvimento do Mercado da CVM (2008 - 2010). Representante da CVM no Comitê de Governança Corporativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE (2011 – 2015) e na Mesa Redonda de Governança Corporativa da América Latina organizada pela OCDE (2009 – 2015). Trabalhou como advogada de direito societário e mercado de capitais em escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque. Doutora (2014) e Mestre (2005) em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito pela Escola de Direito da Universidade de Stanford (Master of the Science of Law - J.S.M., 2005). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP (2000). Admitida na ordem dos advogados do Brasil (2000) e no New York Bar Association (2005).
Partner, Global Chair - Consumer & Retail, Partner-in-Charge - High Growth Markets - KPMG in Canada.
During Willy's 30-year career, he has served as the auditor and advisor to many premier, multinational companies. He is currently the Global and Canadian Chair of KPMG's Consumer & Retail practice, which focuses on supporting many of the world’s largest international consumer organizations in the Retail and FDCG (Food, Drink & Consumer Goods) sectors. Willy is also Partner-in-Charge of KPMG in Canada’s High Growth Markets practice and has substantial experience in the areas of mergers and acquisitions, divestitures, initial public offerings, restructuring and transaction services to a wide range of consumer and industrial companies, both public and private. Willy is also a regular contributor of articles to major publications, and a speaker at seminars, conferences and in the media on trends and issues faced by consumer companies, including topics related to cross-industry investment and global expansion.
Sócio da KPMG Brasil responsável pelo setor de Consumo & Varejo, que abrange os segmentos de Alimentos e Bebidas, Bens de Consumo e Varejo. Membro do KPMG Global Consumer & Retail Steering Group. Guilherme tem 25 anos de experiência em serviços de auditoria e consultoria para empresas brasileiras e internacionais de diversos setores, incluindo 2 anos na KPMG em Londres.
Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Doutor em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal de São Paulo.
Pós-doutorado na Universidade do Colorado - EUA.
Livre-docente pela Universidade de São Paulo.
MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Insper.
Programa de Desenvolvimento de Executivos pela Fundação Dom Cabral.
Programa Executivo (General Management Program) pela Harvard Business School.
Posição atual: Diretor Superintendente de Medicina Diagnóstica e Ambulatorial da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.
Foi diretora de investimentos do BNDES, atuou como membro do conselho de Administração do IBGC. Doutora em Finanças pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC – Rio, mestre em Economia pelo Departamento de Economia da PUC - Rio, onde também se graduou.
Antonio Berwanger é Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Valores Mobiliários. A área é responsável pela elaboração das normas da CVM.
Ingressou na CVM como inspetor em 2005, tendo trabalhado na área de fiscalização até 2008 e na área de processos sancionadores até 2011. Entre 2011 e 2015 trabalhou como Gerente de Aperfeiçoamento de Normas, na Superintendência de Desenvolvimento de Mercado.
É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Cândido Mendes.
Flavia Mouta é diretora de Regulação de Emissores da B3, responsável pelo relacionamento com empresas, fundos de investimento e demais emissores cujos valores mobiliários são admitidos à negociação em bolsa. Ela é, também, encarregada da listagem e supervisão das companhias e fundos, bem como do aperfeiçoamento dos regulamentos da B3, e da sua aplicação aos participantes do mercado. Antes disso, trabalhou na CVM por 14 anos. Sra. Mouta é pós-graduada em Direito Civil e processual Civil. Participou do programa de regulamentação da SEC - Securities and Exchange Commission. É também graduada em Química. Por fim, leciona Mercado de Capitais e Direito Societário no LLM da FGV-Rio.
Charles Krieck é Presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul e membro do Global Board e do Global Council da KPMG International e do Board da KPMG Americas. Membro do Comitê Executivo da KPMG no Brasil desde 2006, Charles Krieck foi Sócio-líder de Auditoria entre 2008 e 2017 e assumiu a Presidência em 1º de outubro de 2017. Contador, registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) em São Paulo e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), atualmente é membro dos Conselhos de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), membro da Diretoria da Câmara Brasil-Alemnha e do Conselho Fiscal do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ingressou na KPMG em 1986 e participou do programa de intercâmbio no escritório da KPMG em Colônia, Alemanha, de 1994 a 1996, prestando serviços de auditoria a grupos internacionais. Charles Krieck é Bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis.
EVP UNILEVER LATIN AMERICA & CHAIRMAN SOUTHERN CONE.
Fernando was born in Argentina in 1966 and graduated in Economy at University of Buenos Aires in 1989. He is married and has two children.
He joined Unilever in 1988 and has significant experience in cross-functional areas, like Finance, Supply Chain, Marketing and Sales.
In 2008 he moved to Philippines as Chairman and CEO of Unilever Philippines, one of the Unilever top 15 biggest companies.
After being the first Latin American appointed Chairman of a Unilever operating company outside of his home region, he has been Chairman of Unilever Brazil, the third biggest operation in the world, since September 2011.
On July 2019 he was appointed President of Unilever Latin America.
Peter Taylor é o Chefe de Investimentos do Brasil da Aberdeen Standard Investments, trabalhando em São Paulo desde 2016. Peter começou a carreira dele em 1999 na International Finance Corporation (IFC, o braço do Banco Mundial para investimentos no setor privado) em Washington DC. Na IFC ele era especialista em desenvolvimento de mercados de capitais e governança corporativa, apoiando a Bovespa na criação do Novo Mercado, entes de mudar para Hong Kong, onde ele trabalhou na privatização de bancos estatais na China e no Vietnã. Em 2007, ele se juntou à equipe de ações Asiáticas da Aberdeen Asset Management em Singapura como gerente de investimentos. Ele gerenciou os fundos de ações da Indonésia e liderou os engajamentos com empresas por toda a Ásia. Durante este tempo, ele foi indicado pelo Ministro da Fazenda de Singapura como membro do Conselho de Governança Corporativa de Singapura. Em 2011 Peter mudou para a equipe de mercados emergentes globais em Londres como gerente sênior de investimentos e chefe global de governança corporativa, antes de assumir a responsabilidade de gerenciar os fundos de ações da América Latina em 2016. Atualmente ele é membro do conselho deliberativo da AMEC (a Associação de Investidores no Mercado de Capitais). Peter tem um bacharelado em filosofia, politica e economia da University of Oxford e um mestrado em relações internacionais e economia internacional da The Johns Hopkins University. Ele é um CFA Charterholder.
Diretora de Desenvolvimento do IBGC, economista formada pela Universidade de São Paulo, possui experiência de 15 anos no mercado de capitais. Atuou como analista de investimentos buy side/portfolio manager, da Franklin Templeton Asset Management e da Bradesco Templeton Asset Management. No Banco Votorantim atuou como analista sell side acompanhando empresas de consumo . Foi conselheira fiscal de várias companhias abertas e conselheira da APIMEC-SP. Mestre em administração de empresas pela PUC-SP.
Carreira desenvolvida como sócia em Consultoria - Big 4, CEO e Conselheira.
Atuou em empresas multinacionais e familiares, implantando modelos de governança e sistemas de gestão de negócios.
Como Consultora, atuou como agente de mudança e de transformação organizacional, com sólida experiência em modelagem, implantação e monitoramento de novos sistemas de Governança e Gestão.
Liderou Family Office complexo, gerenciando substancial portifólio de negócios em adição às demais atividades de Family Office.
Atual diretor-presidente da Cielo, atuo há mais de 30 anos nos setores financeiro e de tecnologia de empresas públicas e privadas. Graduado em Direito e com mestrado em Gestão e Economia de Negócios pela UNB (Universidade de Brasília), sou responsável por liderar uma equipe com mais de 3.000 colaboradores que todos os dias trabalham para incentivar o empreendedorismo e criar as mais avançadas tecnologias de pagamento digital do país.
Entre 2016 e 2018, ocupei a presidência do Banco do Brasil. Na estatal, desempenhei outros cargos, como vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo, vice-presidente de Negócios de Atacado, diretor de Distribuição, de Logística e Comunicação e Marketing.
Também atuei em funções executivas no Conselho de Administração da Vale S.A, no Banco Votorantim e na Companhia Siderúrgica Nacional, entre outros.
De 2014 a 2015, atuei como secretário-executivo do Ministério da Fazenda.
Especialista em Proteção de Dados Pessoais e Privacidade. Graduado pela Faculdade de Direito da UERJ, Master of Laws (L.L.M.) pela Universidade de Chicago, Professor de Direito e Tecnologia da Escola Politécnica da USP.
Reconhecido por Chambers & Partners e Who’s Who Legal na categoria Technology, Media e Telecoms, Secretário Geral da Associação Brasileira de Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações.
Fellow da Information Accountability Foundation - IAF no Brasil.
Membro da Itechlaw, International Association for Privacy Professionals – IAPP e ABPI.
Especialidades: Direito digital, estruturação de negócios, propriedade intelectual, tecnologia da informação, contratos de tecnologia, privacidade e segurança da informação.
11 3477 1646 / congresso@ibgc.org.br / www.ibgc.org.br